Escolas Vivas Indígenas

Sejam bem vindos à nossa seção de apoio e divulgação das formas próprias de educação indígena. As Escolas Vivas de Saberes têm apoiado o povo Guarani Mbyá. Situado no noroeste paulistano, o Parque Estadual do Jaraguá forma um território tradicionalmente habitado pelos Guarani Mbyá, reconhecido pela FUNAI em 2013. Trata-se de uma região de morros, com núcleos urbanos no entorno das estações de trem Jaraguá e Vila Clarice. A TI Jaraguá possui 1,7 hectare, sendo a menor terra indígena do país. Nela há 6 aldeias (tekoa), a saber, Tekoa Ytu, Tekoa Itakupe, Tekoa Itawera, Tekoa Itaendy, Tekoa Yvyporã e Tekoa Pyau, que oferecem às crianças e adolescentes a escolarização no Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI), localizado na Tekoa Pyau.
O CECI Jaraguá é o órgão público responsável pela educação escolar das aldeias da TI Jaraguá. Há também organizações não governamentais (Ongs) como o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e outros coletivos, como a Comissão Yvy Rupa que assessoram as aldeias em prol do fortalecimento da sua educação.

(Mapa: Dr. Fábio Nogueira)

Professores e aldeias da TI Jaraguá colocam para a sua escola a missão de cultivar os conhecimentos tradicionais (yande rekó) tanto quanto a de propiciar o domínio dos conhecimentos não indígenas. Tendo em vista do desaparecimento dos anciãos (xeramõi), genuínos portadores dos saberes étnicos, a transmissão desses saberes assume maior importância. Dentro deste objetivo de união dos conhecimentos tradicionais com os científicos, nosso coletivo está desenvolvendo um aplicativo móvel, disponível em formato web neste link.

Sigam também o CECI Jaraguá

Leia mais detalhes sobre o núcleo das Escolas Vivas Indígenas no Jaraguá, junto à Cristina Aradjera.