Situado no noroeste paulistano, o Parque Estadual do Jaraguá forma um território tradicionalmente habitado pelos Guarani Mbyá, reconhecido pela FUNAI em 2013. Trata-se de uma região de morros, com núcleos urbanos no entorno das estações de trem Jaraguá e Vila Clarice. A TI Jaraguá possui 1,7 hectare, sendo a menor terra indígena do país. Nela, há 6 aldeias (tekoa), a saber, Tekoa Ytu, Tekoa Itakupe, Tekoa Itawera, Tekoa Itaendy, Tekoa Yvyporã e Tekoa Pyau, que oferecem às crianças e adolescentes a escolarização no Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI), localizado na Tekoa Pyau.

O CECI Jaraguá é o órgão público responsável pela educação escolar das aldeias da TI Jaraguá. Há, também, organizações não governamentais (Ongs) como o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e outros coletivos, como a Comissão Yvy Rupa, que assessoram as aldeias em prol do fortalecimento da sua educação.

Professores e aldeias da TI Jaraguá colocam para a sua escola a missão de cultivar os conhecimentos tradicionais (yande rekó), tanto quanto a de propiciar o domínio dos conhecimentos não indígenas. Tendo em vista o desaparecimento gradual dos anciãos (xeramõi), genuínos portadores dos saberes étnicos, a transmissão de saberes e a sensibilização da sociedade civil paulistana assumem maior importância. As aldeias já têm se organizado para a realização de visitas guiadas a grupos escolares e oficinas de ervas.